Uma das áreas que mais promove o trabalho de um profissional de design, especialmente o gráfico, é sem dúvida a criação de marcas. A marca é considerada o bem mais valioso de uma empresa (pelo para algumas empresas). É ela(marca) quem pode transmitir graficamente um conceito, uma idéia, a cara da empresa ou produto. Um logotipo bem desenvolvido, teve que passar por várias etapas: atenção aos detalhes do briefing; estudos de mercado como: concorrência, público alvo, segmento; comunicação coorporativa; desenvolvimento do PVI. É motivo de orgulho para todos aqueles que participaram desse processo. Cliente satisfeito, o escritório inseri no portfólio e você dorme tranqüilo. Até que um dia, você esta andando pelas ruas e de repente dá de cara um impresso que tem um logotipo que lhe é familiar. Pensa mais um pouco e…. bum! Vem em sua lembrança uma marca que você já conhecia e percebe que outra empresa tem uma identidade muito parecida com aquela que você criou. E agora?

Foi esse tipo de coincidência que percebi quando dei de cara com as marcas das empresas como mostram as imagens abaixo. Você conhece alguma delas?

Coincidências entre alguns logotipos já vem se tornaram frequentes. O caso mais conhecido foi o do logotipo da Vale do Rio Doce, ou simplesmente Vale, que casou um verdadeiro alvoroço no mercado. Como mostra esse vídeo aqui….