Quando, como e onde comissão passou a ser chamam de BV eu não sei. Mas acho que isso deve ser esclarecido. Não sou grande conhecedor das Leis ou coisas do gênero, mas desde que comecei a trabalhar sempre tive certeza de que se algo tem nome e significado, não há necessidade de mudar, certo? Parece que pra muita gente não.

Para quem não sabe ou esqueceu o que significa a sigla BV, ela quer dizer bonificação sobre veiculação e rebatizado recentemente de plano de incentivo, ou seja, um percentual negociado entre agências e veículos de televisão sobre o volume de compra de espaço.
Bem diferente de comissão, que é um percentual sobre o valor de serviços de terceiros. Em um trecho do termo 2.5.1 das Normas-Padrão do CENP diz o seguinte “… conforme o art. 17 inciso I alínea “f” do Decreto nº 57.690/66, e fará jus ao “desconto padrão de agência” não inferior a 20% (vinte por cento) sobre o valor dos negócios que encaminhar ao Veículo por ordem e conta de seus Clientes”. Deu pra entender? Confesso que me confundi um pouco na primeira vez que dei de cara com as Normas-Padrão do CENP. Você pode conferir na íntegra nesse endereço: http://www.cenp.com.br/Site/Normas_padrao.htm

Mas a questão é porque, mesmo para quem conhece tais termos do setor, alguns profissionais de propaganda e fornecedores insistem em chamar comissão ao invés de BV.
Certa vez ouvi de um publicitário a sua justificativa por usar o termo “logomarca” ao invés de logotipo, sabe o que ele respondeu? Simplesmente porque é mais moderno. Será a sigla BV deve ser usar por algum motivo parecido?